A palavra drywall significa na sua íntegra, “parede seca”, que por sua vez representa a idéia de construção a seco, isto porque dispensa os métodos convencionais de alvenaria na construção, onde a sujeira e lamaceiro estão sempre presentes. O sistema de vedações em drywall se aplica normalmente no lado interno da obra, mas existe também o drywall externo, variando somente no tipo de estrutura, chapa e acabamento.
Vantagens:
- Flexibilidade dos projetos, permite uma maior criação do arquiteto e do morador.
- Leveza, a estrutura pesa apenas 15% do equivalente em alvenaria.
- Resistência a impactos, o material é resistente aos impactos de uma construção.
- Espessura menor, permitindo uma maior área útil em uma construção.
- Conforto climático, o gesso, matéria-prima das chapas para drywall, tem a propriedade natural de atuar como regulador do clima, mantendo o grau de umidade em equilíbrio, retirando a umidade do ar quando está elevada e a devolvendo quando o ar está seco. Isso atenua as variações da umidade relativa do ar.
- Conforto térmico, o uso de lã mineral ou de vidro no interior das paredes, tetos e outros revestimentos em drywall permite um conforto térmico maior.
- Conforto acústico, paredes em drywall tem um isolamento acústico maior que paredes de alvenaria.
- Resistência ao fogo, o gesso proporciona uma elevada proteção contra incêndios.
- Rápida instalação, a obra é mais rápida e limpa.
- Execução simplificada de instalações elétricas e hidráulicas, em caso de necessidade de manutenção, basta recortar um pedaço da parede. A obra é mais simples e limpa.
Desvantagens:
- As paredes de drywall perdem um pouco da resistência quando submetidas a altas temperaturas (fogo);
- Para sustentar sobrecargas maiores de10kg, é necessário fazer a fixação no perfil metálico. Para pesos superiores a 18kg, é necessário fazer um reforço com chapas ou perfis de aço ou madeira. Se esse reforço não for planejado antes da construção, será necessário abrir uma das faces da parede;
- Para a instalação de ganchos para uma rede de balanço, por exemplo, há necessidade de se fazer cálculo estrutural e fazer uma estrutura independente daquela usada para fixar as placas;
- É um estimulo a proliferação de insetos nos vazios dos painéis (especialmente a traça);
- As placas de gesso não podem ter contato direto com a água e, portanto, não são indicadas para áreas externas (existem as placas verdes que são especiais para áreas molhadas, mas também só funcionam com revestimento cerâmico e custam até 20% mais caro).
Nenhum comentário:
Postar um comentário