Portanto um dos recursos mais adequados para a implementação definitiva do Plano de Mobilidade Urbana, seria o uso da bicicleta como um dos principais meios de locomoção na cidade, recurso esse reconhecido em várias partes do mundo como o meio mais sustentável de transporte, ainda que de diferentes formas e razões.
Além de contribuir para o meio ambiente, a bicicleta pode ser considerada um fator de inclusão, devido ao preço acessível e baixo custo de manutenção, estando dentro do orçamento da maior parte da população brasileira. Sua infraestrutura, muitas vezes realizadas através de ciclofaixas também possuem um baixo custo de implementação e manutenção.
Entretanto, em algumas cidades como São Paulo, a efetivação das bicicletas nas malhas viárias da cidade não tem sido vista com bons olhos. Boa parte da população vêm criticado a inclusão das ciclovias no município, alegando que foi investido muito dinheiro público na implementação mas não há ninguém usando, ou até mesmo dizendo que as bicicletas estão aumentando o trânsito na cidade, dificultando o deslocamento. Isso mostra que ainda há muita ignorância em relação à esse assunto.
Segundo uma reportagem de um jornal paulista de grande circulação, o trânsito em São Paulo diminuiu 16,6% à tarde e 6,6% pela manhã, após a inclusão das ciclovias na malha viária do município.
Veja abaixo um vídeo feito pelo canal Mobilidade Linda falando sobre o assunto:
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